CONHECENDO ALGUNS EQUIPAMENTOS DE BORDO


O grande desenvolvimento experimentado pela indústria de equipamentos eletrônicos para uso naval, na última década, permitiu que as facilidades oferecidas pelos aparelhos eletrônicos de navegação fossem estendidas a praticamente todos os tipos de embarcação. Os aparelhos tornaram-se mais sofisticados, oferecendo muito mais funções do que seus predecessores equivalentes. O tamanho dos aparelhos diminuiu e seu consumo de energia também. Esses fatores, além de uma considerável redução nos preços, tornaram viável a utilização de equipamentos eletrônicos de navegação até por pequenas embarcações de lazer. Para quem pretende aumentar a segurança de sua embarcação através da instalação de equipamentos eletrônicos, torna-se interessante conhecer os principais tipos de aparelhos e suas funções. Perder algum tempo estudando as características desses equipamentos pode evitar que se comprem aparelhos com funções repetidas, desnecessárias ou que não possuam uma função desejada.

Um bom começo para se familiarizar com o mundo da eletrônica naval é conhecer os grupos de funções em que podem ser esquematicamente enquadrados os vários tipos de aparelhos. No entanto, é preciso ter em mente que esta classificação dos aparelhos é uma primeira aproximação para fixação de idéias, não sendo um agrupamento estanque. Os aparelhos de comunicação assumem papel importante na segurança da embarcação, assim como aparelhos de prospecção (eco-sondas, por exemplo), podem auxiliar na determinação da posição e na navegação.

Principais antenas e sensores em um barco



Principais grupos de equipamentos eletrônicos


I. Equipamentos de Navegação

Como aparelhos de navegação (usualmente conhecidos como navegadores) podemos considerar aqueles que permitem determinar a posição da embarcação. Além da posição, a maioria desses aparelhos informa o rumo e a distância para um ponto de destino, tempo estimado de chegada, erro de curso, erro de rota e outros dados que auxiliam o timoneiro a levar a embarcação para o ponto pretendido. Outros tipos de aparelhos também contribuem para uma navegação correta.

Principais aparelhos:
  • Navegadores GPS: Utilizam sinais de satélites proporcionando o sistema de navegação mais preciso, rápido e confiável dentre os atualmente existentes (ver informações sobre Sistema GPS e Navegadores GPS contidas neste catálogo).
  • Navegadores LORAN: utilizam sinais de rádio transmitidos por estações costeiras para a determinação de posição. Esse sistema não existe no Brasil.
  • Navegadores DECCA e OMEGA: são sistemas de princípio semelhante ao Loran. O DECCA é muito utilizado na Europa, enquanto que o Omega esta caindo em desuso.
  • Radiogoniômetros: permitem determinar a direção da qual são emitidos sinais de rádio por estação radiogoniométricas. Através da triangulação com duas estações determina-se a posição.
  • Vídeo-plotters: permitem visualizar numa tela as posições passadas e a rota pretendida da embarcação. Normalmente, estas informações são apresentadas sobre uma carta náutica digitalizada da região.
  • Pilotos automáticos: mantêm o rumo da embarcação em relação à bússola, ao vento ou seguem um rumo informado por um navegador.
  • Radares: são de grande auxílio, principalmente em navegação costeira à noite ou sob cerração, pois permitem ao navegador a identificação da posição de bóias, outras embarcações, terra, ilhas e outros obstáculos à navegação.

II. Equipamentos de Comunicação

São equipamentos imprescindíveis a bordo. Com eles podemos quebrar o isolamento entre a embarcação e o resto do mundo, transmitindo e recebendo mensagens de rotina ou relatando situações de emergência.

Principais aparelhos:
  • Transceptores de rádio: HF (High Frequency, também conhecido como SSB) - rádio de longo alcance, praticamente mundial; VHF (Very High Frequency) - rádio de menor alcance, em torno de 50 milhas náuticas.
  • Terminais via satélite Inmarsat:
    1. Standard-A: possibilita enviar e receber telefonemas, telex, dados e fax para qualquer parte do mundo;
    2. Standard-B: funções similares às do Standard-A, porém com tecnologia digital. O Standard-B substituirá gradualmente o Standard-A, até que este sistema seja desativado.
    3. Standard-C: envia e recebe telex e dados para qualquer parte do mundo;
  • Modem Radiotelex: permite transmitir e receber telex através do rádio para qualquer parte do mundo.

III. Equipamentos de Prospecção

São aparelhos utilizados na determinação de profundidades, tipo de fundo , correntes marítimas, temperatura da água, presença e localização de pesca, dentre outros. Alguns destes aparelhos são fundamentais em embarcações de pesca.

Principais aparelhos:
  • Eco-sondas: dependendo da sofisticação podem exibir o relevo do fundo, a profundidade e acusar a presença de cardumes.
  • Sonares: fazem uma varredura do fundo em torno da embarcação (a distância de varredura pode chegar a 2 km ou mais ao redor do barco, dependendo do modelo de sonar), sendo muito utilizados na pesca.

IV. Equipamentos Meteorológicos

Estes aparelhos fornecem todos os elementos necessários para que o navegador mantenha-se informado sobre as condições do tempo nas regiões por onde navegará.

Principais aparelhos:
  • Receptores de satélites meteorológicos: recebem e processam sinais dos satélites meteorológicos. Fornecem imagens normais e em infravermelho da superfície terrestre.
  • Fax meteorológicos: recebem telefax com informações meteorológicas.
  • Anemômetros: informam a direção e a velocidade do vento.

V. Equipamentos de Segurança

Existem aparelhos que se destinam exclusivamente a enviar mensagens de socorro contendo a posição exata da embarcação em perigo.

Fora estes, todos os outros grupos de aparelhos (navegação, comunicação, prospecção e meteorológicos) contribuem em muito para uma navegação segura.

Principais aparelhos:
  • RADARES: eficazes para navegação em canais estreitos e áreas congestionadas. São especialmente úteis para evitar colisão.
  • EPIRB (Emergency Position Indicating Radio Beacon): aparelhos de Emergência Indicadores de Posição. Ativados manual ou automaticamente, emitem sinais de socorro que são recebidos por satélites. Esses satélites localizam a embarcação e retransmitem os dados para os centros de resgate.
  • Terminais DSC (Digital Selective Calling): terminais de chamada digital seletiva normalmente conectados aos rádios HF e VHF, os quais, além de permitirem a conexão automática do rádio com a rede de telefonia de terra, permitem o envio de mensagens de emergência (incluindo a posição da embarcação em perigo e a informação do tipo de emergência).
  • NAVTEX: são pequenos receptores de telex que permitem o recebimento de mensagens de aviso aos navegantes e meteorológicas, as quais são impressas (substituirá a difusão atualmente feita via rádio).
 

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